Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata: Cuidado e Prevenção em Foco
A próstata, é uma glândula no sistema reprodutor masculino, é tema central no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. Pesando aproximadamente 20 gramas, sua forma lembra uma castanha, localizando-se abaixo da bexiga. Junto com as vesículas seminais, sua função principal é a produção de esperma.
17 de novembro de 2023
No Brasil, o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os cânceres mais comuns em homens, ficando atrás apenas dos tumores de pele. O Dr. João Evangelista, oncologista do Emilio Ribas, alerta que, devido à possibilidade da doença demorar a se manifestar, exames preventivos regulares são essenciais para evitar diagnósticos tardios, potencialmente fatais.
No Emilio Ribas, os pacientes têm acesso a exames laboratoriais e de imagem que auxiliam na detecção precoce do câncer de próstata. Além disso, consultas médicas especializadas oferecem orientações no diagnóstico e tratamento.
Sinais e Sintomas: O Que Observar?
Os sintomas incluem dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária, sangramento na urina, dores nos ossos, perda da função renal, fraqueza e falta de ânimo. É muito importante saber que, na sua fase inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas. Além disso, quando em uma fase um pouco mais avançada, os sintomas podem ser confundidos com questões associadas ao envelhecimento masculino, o que pode retardar o diagnóstico e o tratamento adequado. Sintomas mais pronunciados indicam estágio avançado da doença, reduzindo as chances de cura.
Prevenção e Diagnóstico Precoce:
O exame do PSA (antígeno prostático específico) e o exame da próstata pelo toque retal são os exames mais importantes para o diagnóstico precoce. Todos os homens com mais de 50 anos devem realizar anualmente o exame de PSA, um procedimento simples que detecta câncer na próstata em estágios iniciais, mesmo na ausência de sintomas. Novas abordagens e tecnologias têm sido incorporadas e podem auxiliar no diagnóstico precoce.
Um exemplo é o exame de ressonância magnética direcionado para a próstata, que tem permitido maior sucesso na localização de nódulos suspeitos e direcionado a realização de biópsias guiadas, permitindo o diagnóstico preciso em casos antes duvidosos.
O que causa o Câncer de Próstata? Existem pessoas com predisposição para desenvolver a doença?
A grande maioria dos cânceres na próstata é diagnosticada em homens com mais de 65 anos, tornando a idade avançada o maior fator de risco para o desenvolvimento da doença. Uma pequena fração dos homens pode ter predisposição para o desenvolvimento de câncer na próstata, o que deve ser investigado quando há uma rica história de diagnóstico de câncer na família ou quando a doença acomete homens mais jovens, principalmente abaixo dos 50 anos. Quando confirmada a predisposição, os exames de rastreio devem ser iniciados mais precocemente.
Após o Diagnóstico: O Que Fazer?
Após o diagnóstico, a primeira etapa é avaliar a agressividade e a extensão da doença. Isso envolve análises do PSA, biópsia da próstata e exames específicos, como ultrassonografia e ressonância. O tratamento adequado pode incluir cirurgia, radioterapia e, em alguns casos, terapia hormonal.
Com o diagnóstico precoce, cerca de 90% dos pacientes podem ser curados. O tratamento, quando necessário, visa eliminar o câncer, e a maioria dos homens diagnosticados não enfrenta complicações relacionadas à doença.
Este Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata é um chamado para a conscientização, prevenção e cuidado. O Emilio Ribas está aqui para apoiar, informar e guiar nessa jornada de saúde masculina. Juntos, podemos vencer o câncer de próstata.
MAIS NOTÍCIAS
-
Minuto ER
Mamografia como uma estratégia de detecção precoce do câncer de mama
-
Minuto ER
Desvendando o Universo do Líquor: Diagnóstico e Cuidados no Emilio Ribas
-
Multisaúde
Altas Temperaturas: Estratégias Cruciais para Enfrentar a Onda de Calor
-
Amostra Saúde
O Melhor em Ressonância Magnética: Os Diferenciais do Emilio
-
Multisaúde
Dormir mal traz consequências ao organismo
-
Multisaúde
Existe alguma contraindicação para realizar a tomografia?