Dia Mundial do Sono: entenda porquê relacionar o sono com perda de tempo pode ser prejudicial à sua rotina
“Aceitar que o sono também é uma atividade essencial irá contribuir com a sua saúde física e mental”, explica a médica Milena Teles
17 de março de 2023
“Há muito tempo, dentro da nossa cultura ocidental de correria e produtividade, o sono foi relacionado a perda de tempo”, pontua a médica Endocrinologista e especialista em mudança de estilo de vida, Milena Teles. Entretanto, o que ainda não foi compreendido pela sociedade em geral, é que um sono reparador e de qualidade, é um dos melhores caminhos para quem quer ter uma rotina mais eficiente.
Isso porque é durante esse período de descanso que o nosso organismo realiza funções que nos preparam para o novo dia. A recuperação de energia, tanto nas atividades cerebrais quanto físicas, a sedimentação de novos conhecimentos e memória são alguns dos processos que o nosso corpo realiza durante o sono. Além disso, “estudos mostram que nesse período, o organismo consegue retirar algumas toxinas do cérebro”, informa a médica.
Mas, se a correia é constante, como podemos nos organizar para regular o nosso sono? Uma dica primordial é, duas horas antes de, efetivamente, se deitar, você precisa começar a desacelerar. E isso pode ser feito de diversas maneiras. Listamos algumas para vocês:
Atividade física: evite realizar exercício físico entre duas e quatro horas antes de se deitar.
Desligue suas telas: o contato com a luz azul pode aumentar a sua excitação e de deixar inquieto por mais tempo. Deixar o celular no modo avião pode te ajudar a lidar com as demandas que sempre surgem desse equipamento.
Banho morno: mostre para o seu corpo que já é hora de ir relaxando. Um banho com água morna é uma forma física de seu corpo entender o recado.
Meditação: pare e respire. Concentre-se na sua respiração. Esse pode ser um ótimo momento para você utilizar velas ou essências com o aroma de lavanda – ótimo calmante natural.
Leitura: o livro físico ainda existe! Deixe um livro próximo da sua cama – a famosa leitura de cabeceira – e tire um tempo para ler algumas páginas. Nesse momento, a leitura em dispositivos eletrônicos não é indicada.
Caderno próximo à cama: um caderno perto da cama para que você possa anotar todas as suas inquietações e preocupações. Lembre-se que às 22h o problema não será resolvido.
Quarto escuro: sentiu que está relaxando? Apague as luzes e deixe o sono vir. Estudos mostram que a luz é prejudicial ao sono e pode retardar o processo de adormecer.
Além disso, a Dra. Milena aconselha que, caso você esteja apenas se revirando na cama e sem conseguir dormir, você pode se levantar e realizar alguma tarefa que te relaxe. Isso porque é necessário que o nosso cérebro associe a cama com a ideia de dormir, e não com a preocupação de não estar conseguindo descansar.
Relembramos que a privação de sono pode ocasionar problemas como sonolência diurna, baixa produtividade, baixa capacidade de resolver problemas, irritabilidade, mau humor, aumento de problemas relacionados à saúde mental e visão negativa de tudo. Lembre-se: dormir bem é algo básico que você precisa para viver melhor.
MAIS NOTÍCIAS
-
Minuto ER
Emilio Ribas em Casa: Exames com Conforto e Qualidade no Seu Lar
-
Minuto ER
A Ressonância Cardíaca na avaliação de miocardiopatias
-
Minuto ER
Exames cardiológicos: como são realizados e quais os nossos diferenciais?
-
Minuto ER
Deixar Sua Opinião Também Faz Bem à Saúde
-
Multisaúde
Mudança de temperatura: como se cuidar?
-
Amostra Saúde
Concierge Médico ER: Experiência exclusiva para médicos