Mamografia como uma estratégia de detecção precoce do câncer de mama
A mamografia é o melhor exame para detectar precocemente o câncer de mama em mulheres acima de 40 anos.
04 de outubro de 2023
A mamografia é amplamente reconhecida como uma estratégia fundamental na detecção precoce do câncer de mama, e essa importância é respaldada por grandes instituições e profissionais da saúde. O exame é uma ferramenta eficaz para rastrear o câncer de mama, permitindo a identificação de tumores em estágios iniciais, quando as chances de tratamentos bem-sucedidos são significativamente maiores, segundo a Fiocruz.
O exame de mamografia não apenas desempenha um papel vital na identificação precoce do câncer de mama, mas também contribui significativamente para a redução das taxas de mortalidade e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres em todo o mundo, de acordo com as pesquisas e recomendações das principais organizações de saúde. A médica radiologista do Emilio Ribas, Carol Soares, explica algumas informações sobre o exame de mamografia.
A partir de que idade as mulheres devem começar a fazer mamografias regularmente? Existe alguma frequência para a realização dos exames, a partir da idade ou histórico de saúde?
De forma geral, a partir dos 40 anos, anualmente. Pacientes que tenham familiares com câncer de mama podem ter um rastreamento personalizado.
Qual o passo a passo da realização do exame de mamografia do Emilio Ribas?
A paciente idealmente deve trazer o pedido médico. Ao ser recebida por nossos colaboradores, será encaminhada à sala de mamografia. Lá uma técnica de radiologia posicionará a paciente no nosso mamógrafo digital, no qual cada mama será avaliada separadamente, em duas posições diferentes para cada mama. O exame é rápido.
Como as mulheres podem se preparar para uma mamografia?
O ideal é fazer o exame após a menstruação, quando as mamas estarão menos doloridas. Permanecer tranquila e relaxada também ajudará no momento do exame.
O que acontece se uma mamografia apresentar resultados inconclusivos ou suspeitos?
A paciente deve buscar o mastologista ou ginecologista para complementar a mamografia (pode ser com ultrassom, novas incidências de mamografia ou ressonância) ou fazer uma investigação com biópsia.
Quais são os principais benefícios da detecção precoce do câncer de mama?
A mulher terá mais oportunidades de tratamentos curativos para o câncer de mama.
MAIS NOTÍCIAS
-
Multisaúde
A importância de fazer a mamografia anualmente
-
Multisaúde
Como Fortalecer o Sistema Imunológico para o Período de Sol e Chuva
-
Multisaúde
Emilio te ajuda com os cuidados das crianças no período das férias
-
Amostra Saúde
Dia Nacional de Combate ao Tabagismo
-
Minuto ER
Congresso Cearense de Cardiologia: Tradição e avanços
-
Minuto ER
Chegou a vacina da gripe no Emilio Ribas