Saúde Respiratória: Origens e fatores causadores
Uma análise sobre resfriado e estratégias inteligentes para prevenção e alívio.
13 de março de 2024
O resfriado é uma infecção das vias aéreas superiores, onde o Rinovírus assume a liderança, seguido por adenovírus e parainfluenza. Os sinais comuns incluem coriza, congestão nasal, tosse e outros sintomas desconfortáveis, mas a boa notícia é que sua duração é relativamente breve, cerca de quatro dias, explica a Dra. Talita Noronha.
As variações climáticas bruscas, acabam enfraquecendo o sistema imunológico e abrindo caminho para infecções virais. Chuvas e aglomerações em ambientes fechados durante esse período aumentam a propagação do vírus. Diferenciando resfriado e gripe, a Dra. Talita destaca que a gripe tende a ser mais intensa, com sintomas duradouros e potenciais complicações pulmonares.
Quais são os vírus mais comuns que causam o resfriado, e por que o rinovírus é o mais prevalente?
O mais comum é o Rinovírus, mas também pode ser causado por adenovírus e parainfluenza. As infecções por Rinovírus se disseminam de forma eficiente pelo contado direto entre pessoas, mas também através de espirros, tosse, respiração e fala.
Há algum padrão etário ou demográfico que torna certos grupos mais suscetíveis a contrair resfriados?
Pessoas idosas, crianças e pacientes com doenças que deprimem o sistema imunológico são mais suscetíveis.
Quais as principais diferenças entre gripe e resfriado?
A gripe costuma apresentar sintomas mais fortes e duradouros, em torno de 7 a 10 dias, podendo evoluir com complicações mais sérias, principalmente relacionadas aos pulmões. Assim como o resfriado, também é uma infecção viral causada pelo vírus da Influenza que pode ser do tipo A ou B. Dentre os sintomas é comum apresentar febre acima de 38°C, dor no corpo, dor de garganta, dor de cabeça.
Quais são as práticas recomendadas para aliviar os sintomas do resfriado? Existem medicamentos específicos que podem ser prescritos, e como diferenciar o tratamento do resfriado em comparação com outras infecções respiratórias?
Por tratar-se de uma infecção autolimitada com baixo índice de complicações, o tratamento do resfriado baseia-se em uso de sintomáticos: analgésicos, antialérgicos, antinflamatórios. Em casos específicos, como de pacientes imunocomprometidos, portadores de doenças crônicas, pode-se considerar o uso de anti-virais nos primeiros dias de sintomas a fim de minimizar riscos de complicações.
Quais precauções podem ser tomadas para evitar a propagação do resfriado, especialmente em ambientes fechados durante os meses mais frios?
Manter uma boa alimentação e hidratação ajuda a manter um bom funcionamento do organismo. Além disso, medidas para diminuir o estresse, manter uma boa rotina de sono, praticar atividades físicas, evitar aglomerações e ambientes fechados por tempo prolongado ajudam na prevenção. Higienizar bem as mãos com frequência e evitar contato com pessoas doentes são medidas fundamentais.
MAIS NOTÍCIAS
-
Multisaúde
Tudo que você precisa saber sobre o Diabetes Mellitus
-
Amostra SaúdeMultisaúde
Conheça as instituições contempladas pelo Outubro Verde e Rosa
-
Minuto ER
Cachola agita fevereiro de 2024 com atividades educativas e festivas
-
Multisaúde
O que é Diabetes Mellitus? | Novembro Azul
-
Minuto ER
Emilio Ribas na Avenida Dom Luis
-
Multisaúde
A história da mamografia