Dicas
Vacinas: Importantes em todas as fases da vida

As vacinas são importantes em todas as fases da vida
As vacinas reduzem o risco de infecção, evitam o agravamento de doenças, internações e até mesmo óbitos, estimulando as defesas naturais do corpo, ajudando-o a desenvolver a imunidade.
Podemos citar cinco diferentes fases da vida em que a imunização pode e deve estar presente, tendo cada uma sua relevância em reforçar a proteção contra doenças que prejudicam a qualidade de vida.
Conheça essas etapas e a importância da imunização de cada uma delas.
Recém-nascidos
Ao nascerem, os bebês são expostos a centenas de vírus e bactérias e, como possuem sistemas imunológicos ainda frágeis, ficam ainda mais suscetíveis a doenças e infecções.
A influenza e poliomielite são exemplos de doenças graves que podem atingir recém-nascidos e podem ser prevenidas com a vacinação.
Crianças
É importante que crianças de até 10 anos recebam vacinas de reforço para evitar o surgimento de doenças. Devido à maior exposição na escola e ao sistema imunológico ainda em desenvolvimento, as crianças podem estar mais propensas a doenças.
Doenças como difteria, tétano e gripe são alguns casos que podem ser evitados se as crianças forem vacinadas de acordo com o calendário de vacinação.
Adolescentes
Os adolescentes são o grupo com necessidades de vacinas de reforço, doenças como Hepatite B, difteria, tétano e febre-amarela tem suas doses aplicadas nessa fase. As vacinas são importantes em todas as fases da vida principalmente quando há renovação da imunização.
É também nessa idade que pode ser administrada a vacina contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo do útero nas mulheres adultas.
Adultos
Apesar de a imunização na idade adulta não ser tão comum, é muito importante continuar de olho na vacinação: algumas vacinas podem perder eficácia ao longo do tempo e necessitam de reforço. Vale lembrar que, se protegidos, os adultos podem evitar a transmissão de doenças aos familiares e filhos pequenos.
Idosos
Considerados parte do grupo prioritário em campanhas de vacinação nacionais, por estarem mais suscetíveis a doenças, os idosos são, por exemplo, os mais afetados pela influenza. Além disso, a vacinação nesta idade permite melhor qualidade de vida para a população.
A vacinação continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção, principalmente contra as doenças infectocontagiosas.
Saiba mais sobre vacinas assistindo a live que o Emilio Ribas realizou em parceria com a Dra. Carolina Lazári, médica infectologista do Grupo Fleury. Para assistir, clique aqui.
Achou o conteúdo importante? Então compartilhe!
Ajude outras pessoas a ter acesso a essas informações compartilhando esse conhecimento nas suas redes sociais! E continue acompanhando as notícias do nosso site, estamos sempre atualizando com informações do seu interesse para sua saúde e bem-estar.
Acesse: https://www.emilioribas.com.br/noticias/

Emilio Ribas Medicina Diagnóstica inaugura unidade na clínica Biomed

Tudo que você precisa saber sobre o Diabetes Mellitus

Unidade Eusébio: seu novo endereço Emilio Ribas

ISSEC agora conta com diagnóstico por imagem

Sexagem fetal: será menino ou menina?

A história da mamografia

Cachola: projeto profissões com o Colégio Master

Emilio Ribas anuncia abertura de megaunidade em shopping de Fortaleza

Emilio Ribas na Avenida Dom Luis

Laboratório de análises clínicas abre megaunidade no Shopping Iguatemi

Dormir mal traz consequências ao organismo
