Exercício físico e qualidade de vida
Conversamos com a nossa Nutricionista para esclarecer algumas dúvidas sobre atividade física
11 de abril de 2023
A prática de exercícios físicos é milenar. Quem não lembra de ter estudado como essas atividades eram realizadas na Roma Antiga? Desde então, e com o avanço da medicina, inserir exercícios físicos na rotina se tornou essencial para manter a qualidade de vida.
Em tempos de correria e telas, parar e dar atenção ao nosso corpo é um hábito de hoje que pode ajudar a sociedade do amanhã. Dessa forma, pedimos para a nossa Nutricionista Raquel Lacerda, esclarecer algumas questões frequentes sobre exercícios físicos. Confira na íntegra.
1. Fazer atividade física com foco em emagrecimento é algo perigoso?
Não, se você estiver sendo acompanhado por profissionais que vão te orientar sobre os outros benefícios dos exercícios físicos para sua saúde. Mas existem sinais de alerta para uma prática de exercícios físicos não saudável. Fazer exercícios extenuantes para compensar o que comeu, estar se lesionando com frequência e o mais agravante, fazer exercícios físicos sem nenhum acompanhamento.
2. Por que eu me sinto melhor quando faço exercícios físicos?
Porque os exercícios físicos liberam serotonina e endorfina, os quais são responsáveis pela sua sensação de bem-estar, satisfação e seu humor também. Por isso, pessoas com ansiedade e depressão também se beneficiam com a prática de exercícios.
3. Como podemos internalizar que a prática de exercícios físicos não precisa ser algo desgastante/chato?
Primeiro entender que o exercício físico é essencial para a saúde como a alimentação saudável. Nosso corpo precisa de movimento, pois ao longo dos anos nossos músculos vão enfraquecendo se não forem cuidados. Se você tem dificuldade de começar é preciso entender que precisa ser algum exercício que minimamente você goste. Nosso cérebro sabota a prática de exercícios se for um sofrimento para você. Precisa ser em um ambiente que você goste de estar e que combine com a sua personalidade. Por exemplo: tem pessoas que gostam bastante de conversar, existem turmas de pilates que é possível ter esse momento de interação. Por fim, começar aos poucos e ter metas pequenas de treinos. São os pequenos passos que levam a constância, pois quem quer ter qualidade de vida é preciso fazer exercícios físicos durante a vida toda.
4. Que tipos de exercícios físicos não convencionais podem ajudar para criarmos a rotina de se exercitar?
A variedade de possibilidades é muito grande, então procurar um que se encaixe na sua rotina é essencial. Hoje, até fazer exercícios no conforto de casa é possível. O importante é se permitir e ter um acompanhamento para não se lesionar.
MAIS NOTÍCIAS
-
Multisaúde
Câncer de próstata: riscos, sintomas e diagnóstico
-
Minuto ER
Os testes de HIV, HBV e HCV foram internalizados
-
Multisaúde
A contribuição da fotografia para a saúde e o aprimoramento do diagnóstico por imagem
-
Amostra Saúde
Congressos médicos de setembro de 2023
-
Minuto ER
Uma Tarde com Emilio na Alberto Lima
-
Multisaúde
Mudança de temperatura: como se cuidar?