Câncer de próstata: riscos, sintomas e diagnóstico
11 de novembro de 2021
O câncer de próstata, muito comum em homens com mais de 50 anos, é um tumor que afeta a glândula que produz esperma e líquido seminal no homem.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram diagnosticados mais de 65 mil novos casos desse tumor em 2020, o que representa 29% dos casos totais de câncer no país. Além disso, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.
O ponto positivo é que as chances de cura do câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, pode atingir 100%.
Fatores de risco: quando devo me preocupar?
Os principais fatores que influenciam no diagnóstico precoce do câncer de próstata são:
Idade avançada: A principal característica desse tipo de câncer é a idade, por isso, a partir do 50 anos exames periódicos são necessários;
Histórico familiar: Existem casos na sua família entre pais, avós ou bisavós? Caso a resposta seja positiva, esteja atento!
Outros fatores que podem influenciar: sobrepeso ou obesidade, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.
Principais sintomas do câncer de próstata
Inicialmente, o câncer de próstata não apresenta sintoma algum, o que o torna uma doença silenciosa.
Porém, quando está em um nível mais avançado, pode causar ao paciente dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue no sêmen ou urina; impotência sexual; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; diminuição da potência do jato de urina.
Diagnóstico e exames contra este tumor
Para investigar o sinais e diagnosticar o câncer de próstata, são necessários alguns exames. A frequência de realização desses exames pode variar entre 1 a 4 anos, dependendo de fatores de risco e dos resultados de exames de rastreios prévios. São eles:
Exame retal: conhecido como exame do toque, o médico urologista avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Com esse exame, é permitido palpar as partes posterior e inferior da próstata.
Exame de PSA: é um exame de sangue específico que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Os níveis elevados dessa proteína podem significar câncer ou doenças benignas da próstata.
Além disso, em homens com sintomas sugestivos ou com alterações relevantes dos exames de rastreio, é recomendado a ampliação da investigação para excluir a possibilidade da presença de um câncer na próstata.
Essa investigação contempla a avaliação da próstata com método de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética, e a realização de uma biópsia da próstata guiada por algum dos métodos de imagens citados.
Serviço
Nesse mês de prevenção e conscientização, conte com o Emílio Ribas para realizar seus exames. Dispomos da Ressonância Magnética e Ultrassonografia, equipamentos tecnológicos e seguros que oferecem resultados mais precisos sobre as imagens capturadas.
Entre contato agora com nosso atendimento, clique aqui!
MAIS NOTÍCIAS
-
Minuto ER
Cachola Iguatemi: Diversão Garantida para a Criançada nas Férias
-
Minuto ER
Horários de funcionamento do Emilio para o carnaval
-
Multisaúde
Câncer de mama no Brasil
-
Multisaúde
Dezembro Laranja: mês de conscientização sobre o câncer de pele
-
Amostra Saúde
Medicina: Amor, dedicação e técnica
-
Minuto ER
Mamografia como uma estratégia de detecção precoce do câncer de mama