O importante ato de amamentar
O Dr. Emerson Batista, médico ginecologista do Emilio Ribas, enfatiza a importância da amamentação para as mães e o ganho na qualidade de vida. Saiba mais.
07 de agosto de 2023
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) a amamentação não é apenas benéfica para o bebê, mas também para a mãe, especialmente no período pós-parto.
O leite materno ainda é uma importante fonte de energia, proteínas e nutrientes para os recém nascidos, por conter em sua composição ferro e vitaminas que ajudam no desenvolvimento do bebê logo nos primeiros meses de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno traz muitos benefícios para a saúde física da mãe e do bebê, durante o período da amamentação e a longo prazo.
O Dr. Emerson Batista, médico ginecologista do Emilio Ribas, enfatiza a importância da amamentação para as mães e o ganho na qualidade de vida. Saiba mais.
Doutor, qual a importância do ato de amamentar para as mães? 🤱🏻
Algumas das principais vantagens são: benefícios emocionais, pois a mãe desenvolve o vínculo afetivo com o bebê, assim reduzindo os riscos de uma depressão pós parto. Redução do risco de certas doenças como câncer de mama e ovário, bem como o risco reduzido de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Recuperação mais rápida após o parto, pois durante a amamentação a mãe libera hormônios, como a ocitocina, que ajudam o útero a contrair e voltar ao seu tamanho normal, esclarece o ginecologista.
Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que o aleitamento materno pode proporcionar às mães. É importante ressaltar que cada experiência de amamentação é única, e é ideal consultar um profissional de saúde para obter conselhos e apoio personalizados. – Dr. Emerson Batista
Doutor, quais são os benefícios da produção do aleitamento materno para as mães? 🤰🏻
Os principais benefícios para a mãe incluem: Prevenção contra o câncer de mama, de útero e ovários. Diminuição das chances de doenças como hipertensão e obesidade. Redução das chances de depressão pós-parto, e na perda de peso, pois em média, por cada 30mL de leite produzido, gastam-se 20 calorias, informa o ginecologista.
Além disso, a amamentação diminui o risco de osteoporose, pois durante a lactação a mulher absorve muito mais eficazmente o cálcio, o que faz com que os ossos se tornem mais fortes do que estavam antes da gravidez. – Dr. Emerson Batista
MAIS NOTÍCIAS
-
Minuto ER
Emilio Ribas é reconhecido com o selo ONU Mulheres
-
Multisaúde
Exercício físico e qualidade de vida
-
Minuto ER
Cachola agita fevereiro de 2024 com atividades educativas e festivas
-
Multisaúde
Como manter um estilo de vida saudável e minimizar os efeitos do diabete
-
Minuto ERMultisaúde
Porque o médico pode solicitar uma tomografia?
-
Amostra Saúde
Dia Mundial da Pneumonia: Emilio Ribas Contribui para a Prevenção com Vacina VPC15