Tireoide: o que é e sua função no metabolismo
27 de maio de 2022
A tireoide é uma glândula que do nosso corpo que está localizada na parte inferior do pescoço, logo abaixo o Pomo de Adão – popularmente conhecido como gogó. Essa glândula possui o formato de borboleta e sua função é regular a atividade de órgãos importantes como o cérebro, o coração, o fígado e os rins.
Os hormônios que a tireoide produz são a T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). A principal função desses dois hormônios está relacionada ao metabolismo celular, ou seja, atuam no estímulo da respiração celular, regulação do ciclo menstrual, desenvolvimento dos tecidos, entre outros fatores. Alguns transtornos da tireoide são hipotireoidismo, hipertireoidismo, bócio, Tireoidites, câncer de tireoide e Doença de Grave.
A diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo
Os principais distúrbios da tireoide, que interferem no metabolismo, são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O primeiro caso está relacionado com a baixa ou ausência de hormônios produzidos por essa glândula. Já no segundo, há produção excessiva desses hormônios. Ambos os distúrbios são mais frequentes em mulheres do que em homens.
É importante ressaltar que os sintomas relacionados ao hipotireoidismo são cansaço, depressão, prisão de ventre, pele seca e fria, sonolência e reflexos mais vagarosos. No caso de hipertireoidismo, os principais sintomas estão relacionados ao nervosismo, irritação, aumento de frequência cardíaca, insônia e tremores.
Além disso, as causas do hipotireoidismo pode estar ligada a falta ou excesso de iodo (presente no sal de cozinha) na dieta alimentar ou com a Tireoidite de Hashimoto (uma doença autoimune que ocasiona a redução da glândula). No hipertireoidismo, a relação pode acontecer devido à Doença de Graves, no qual um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos, ou a formação de bócios, uma espécie de nódulo ou caroço na região do pescoço.
Semana Internacional da Tireoide
Desde 2008, a Federação Internacional de Tireoide estabeleceu a Semana Internacional de Conscientização da Tireoide. Além disso, a Federação também definiu o dia 25 de maio como o Dia Internacional da Tireoide. Esses momentos têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre os problemas da tireoide e os desafios enfrentados pelos indivíduos, em nível internacional.
Quando realizar o exame de Tireoide?
Os exames de tireoide são indicados quando há sintomas que a glândula não está em seu funcionamento adequado. Além disso, é necessário realizar investigações quando há infertilidade feminina e na suspeita de câncer de tireoide.
Fontes: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, Portal Dráuzio Varella, Departamento de Tireoide da SBEM e Tua Saúde.
MAIS NOTÍCIAS
-
Multisaúde
Diabetes Mellitus – Quando indicar testes genéticos?
-
Multisaúde
Vacina contra a dengue é uma alternativa eficaz de prevenção
-
Multisaúde
Bronzeamento artificial: o que é, riscos e contraindicações
-
Amostra Saúde
Avanços Tecnológicos: Conheça os Exames por Imagem do Emilio Ribas
-
Minuto ER
Emilio Ribas é reconhecido com o selo ONU Mulheres
-
Multisaúde
Emilio te ajuda com os cuidados das crianças no período das férias