Volta às aulas: Quais cuidados tomar?
Orientações e cuidados com a saúde das crianças, nesta volta às aulas.
15 de julho de 2024
Pequenas ações podem fazer uma diferença enorme nesta volta às aulas do segundo semestre. Realização de consultas médicas e exames de rotina, atualização das vacinas antes da retomada da rotina escolar, e ensinar a lavar as mãos cuidadosamente e higienizar regularmente os brinquedos compartilhados, especialmente em ambientes com crianças mais novas, são algumas medidas simples e altamente eficazes para prevenir a propagação de doenças por contato entre crianças.
Outra medida importante é evitar que crianças frequentem a escola quando apresentarem sintomas como febre, tosse ou coriza nasal, pois isso ajuda a evitar a transmissão desses problemas para outros colegas. Essas precauções não apenas promovem um ambiente mais saudável na escola, mas também protegem a saúde de todos os alunos.
Separamos algumas dicas da pediatra de Emilio, Dra. Lorena Martiniano, para manter a saúde dos pequenos nesta volta às aulas.
Quais são os cuidados básicos de higiene que as crianças devem seguir para reduzir o risco de doenças infecciosas na escola?
Lavar as mãos e brinquedos já são de grande efetividade.
Como incentivar hábitos saudáveis de alimentação e sono durante o período escolar?
Talvez seja o mais difícil, mas menos horas em telas ajudam na manutenção de um sono e, por consequência, de hábitos mais saudáveis associados. Além disso, o exemplo vem da nossa própria casa, todo mundo comer bem, incluindo pais e mães, é de fundamental importância.
O que os pais devem saber sobre primeiros socorros básicos para situações comuns na escola?
Sempre é de fundamental importância observar como a criança se comporta. Em geral, crianças quando consegue voltar paras sua normalidade tem probabilidade maior de não se tratar de algo mais grave. Além disso, quando quedas da própria altura e batidas de cabeça, sem sinais de alarme, vale a pena apenas observar a criança. Sinais de alarme são vômitos intensos, desmaios, alteração de fala, por exemplo.
Como ajudar as crianças a se adaptarem novamente ao ambiente escolar e novas rotinas?
Importante ir retornando a rotina já na semana antes do inicio do semestre escolar, ajustando horários, sono, alimentação. Envolver a criança no retorno escolar também é extremamente válido, talvez usando até meio lúdicos para tal.
Nossos Serviços:
Site: Agende sua consulta
WhatsApp: Fale conosco
MAIS NOTÍCIAS
-
Multisaúde
Saúde Respiratória: Origens e fatores causadores
-
Multisaúde
A Importância de Manter a Carteira de Vacinação Atualizada: O Compromisso do Emilio Ribas com a Saúde da Sociedade
-
Amostra SaúdeMultisaúde
Eco fetal: entenda mais sobre o exame
-
Minuto ER
Emilio Ribas em Casa: Exames com Conforto e Qualidade no Seu Lar
-
Minuto ER
Horários de funcionamento do Emilio para o carnaval
-
Multisaúde
A quarta doença que mais preocupa os brasileiros