Tudo que você precisa saber sobre o Diabetes Mellitus
11 de novembro de 2021
O Diabetes ou Diabetes Mellitus, é uma doença crônica causada pelo excesso de glicose (açúcares) no sangue, mas que não se limita somente ao consumo excessivo de doces.
Isso acontece pois a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pelo transporte da glicose para as células do corpo, não é produzida ou funciona parcialmente. Atualmente, dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), afirmam que mais de 15 milhões de brasileiros são afetados pela doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2008 e 2018, houve um aumento de 61,8% no diagnóstico do diabetes. Somado a isso, a OMS informa que entre os brasileiros que sofrem dessa doença: 29% cuida da saúde através de dietas; 41% faz uso de medicamentos; 7% são dependentes da insulina e 23% não realizam nenhum tratamento.
Visando reforçar a conscientização sobre a doença, a prevenção e cuidados com os diagnosticados, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Organização Mundial de Saúde escolheram o dia 14 de novembro para tornar-se o Dia Mundial do Diabetes.
Quais os tipos mais comuns de Diabetes Mellitus?
Pré-diabetes: Quando o paciente possui elevados níveis de glicose, mas não o suficiente para ser diagnosticado com a doença. Geralmente, está relacionado com pessoas que possuem comorbidades, como obesidade ou hipertensão, mas isso não é uma regra.
Tipo 1: Nesse tipo, o sistema imunológico de uma pessoa destrói as células do pâncreas que produzem a insulina. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, de 5 a 10% da população é diagnosticada com esse tipo. É mais comum em jovens e, por isso, o diagnóstico é, geralmente, feito na infância ou adolescência.
Tipo 2: Resistência na produção parcial ou total da insulina. Presente em mais de 80% dos casos totais e, embora mais comum em adultos, pode ser diagnosticado em crianças e adolescentes. Tem relação direta com sobrepeso, obesidade, sedentarismo, má alimentação e histórico familiar.
Diabete gestacional: Podendo ou não persistir após a gravidez, o diabetes gestacional decorre do desequilíbrio hormonal e ganho de peso, comuns nesse período. Isso porque pode haver uma resistência à ação da insulina e, consequentemente, uma dificuldade maior para a glicose entrar nas células do corpo. Estima-se que entre 3 e 25% das mulheres grávidas desenvolvem essa doença.
Sintomas de um diabético:
- Sensação de sede exagerada;
- Aumento da fome;
- Vontade frequente para urinar;
- Boca seca;
- Cansaço fácil;
- Alterações da visão;
- Perda de peso.
É possível curar o Diabetes Mellitus?
Uma vez que a pessoa é diagnosticada com diabetes, o caso não pode ser revertido. O que acontece é que, após um período de tratamento regular, o índice de glicose volta ao nível considerado saudável.
Entretanto, isso é um bom controle da doença e não a cura dela.
E- book: Quando indicar testes genéticos para diferenciar tipos de Diabetes Mellitus?
A Dra. Milena Teles, Médica e Pesquisadora do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora Médica do Emílio Ribas Medicina Diagnóstica preparou um e-book com informações mais detalhadas sobre as principais características do Diabetes Mellitus.
Além de uma explicação didática de quando o teste genético deve ser feito para realizar a confirmação do diagnóstico.
Clique aqui, baixe o e-book e leia na íntegra!
Exames laboratoriais
O Emílio Ribas está com você nesse mês de conscientização e prevenção do Diabetes Mellitus. Saiba que existem exames que detectam o nível de glicose no sangue. São eles: glicemia ou glicose, que é colhida no sangue; a hemoglobina glicada e, também, um teste de tolerância oral à glicose.
Assegure que sua saúde está em dia!
Para agendar seus exames através do Whatsapp, clique aqui.
MAIS NOTÍCIAS
-
Multisaúde
Celebre o Dia Nacional da Saúde
-
Multisaúde
Garantindo a segurança dos seus dados: Um compromisso do Emilio
-
Multisaúde
Esclarecendo dúvidas sobre a Ressonância Magnética
-
Minuto ER
Horários de Funcionamento das Unidades do Emilio no Feriado de 19 e 25 de Março
-
Minuto ER
Agora, o Emilio Ribas também conta com Pneumologista
-
Minuto ER
Os testes de HIV, HBV e HCV foram internalizados