Trouxemos as respostas para algumas perguntas sobre esse tema para que você não fique por fora! ?
1- Por que devo meditar?
Meditar é um caminho dentro de si para o encontro ao único local de paz profunda que não depende dos outros ou de quaisquer situações externas, já que estas são mutáveis e impermanentemente. Ao meditar, a pessoa acessa o que há de melhor na sua essência como a sua inteligência emocional e espiritual, talentos natos, recursos para a resolução de problemas, serenidade mental, melhora da saúde integral. A meditação é o maior alimento do espírito.
2- O que acontece com o meu corpo e mente quando medito?
A meditação reduz o nível de cortisol no sangue e com isso a resposta de luta ou fuga e, consequentemente, o nível de estresse. Há trabalhos científicos que mostram a meditação como auxiliar no tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dor crônica. Quanto a mente, esta fica mais serena e ocorre a melhora na concentração, memória e atenção. A introspecção favorece o autoconhecimento e a liberação de padrões e condicionamentos geradores de doenças. A meditação ajuda no tratamento da depressão, ansiedade e insônia.
3- Como faço para começar a meditar?
Inicie de forma simples que é sentar-se numa posição confortável mantendo a coluna reta e trazendo a atenção para a respiração no seu ritmo natural.. Feche os olhos e mantenha a atenção no ponto entre as sobrancelhas. Deixe os pensamentos irem e virem. Não alimente a distração e também não brigue com a sua mente forçando a concentração. Faça isso inicialmente por 1 minuto e vá ampliando o tempo pra 5 min e tente com a prática chegar a 20 minutos 2 vezes ao dia. Dedique a meditação o mesmo tempo como você dedica às necessidades do corpo, pois a sua essência precisa tanto quanto, ou até de mais tempo para ser cuidada.
4- Como faço para meditar durante a pandemia?
Por um lado, o fato de estarmos mais reclusos e em casa favorece as práticas de introspecção. Em contrapartida temos que lidar mais com o medo, a tristeza, a raiva, a impotência e o sentimento de insegurança. A prática regular de meditação ajuda a resgatar estados de confiança básica, esperança e tranquilidade para lidar com as incertezas e conflitos gerados pela atual pandemia.
5- Quais os benefícios da prática da meditação nas escolas?
Todas as crianças do mundo deveriam aprender a meditar e a meditação deveria fazer parte do currículo escolar. A experiência com a ONG Mahatma Meditação Paz nas Escolas mostrou que as crianças desenvolvem um olhar mais amoroso entre elas e sentem mais compaixão e empatia. Também verificamos melhora na concentração e no desempenho escolar. A meditação conduzida para a paz faz com que as crianças passem a contribuir desde pequenas com a Paz Universal.
Gostou desse conteúdo? Então aproveita a live sobre esse tema, lá no nosso canal do ? YouTube/emilioribas, atraves d0 link: https://www.youtube.com/watch?v=jPLEOFo90XI